quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Muito Além do Peso

Confesso que hoje não tinha me programado pra escrever no blog, mas não poderia deixar passar em branco...

Acabei de assistir ao filme "Muito Além do Peso" (detalhes nas imagens abaixo) e estou estarrecida, essa é a sensação. Claustrofóbica também me define agora.

É um filme que TODOS deveriam assistir, sem exceção mesmo!
O filme mostra histórias reais, de crianças e famílias reais sendo bombardeadas, sem nem se darem conta, pelo Marketing desleal e DESUMANO da indústria alimentícia. Mostra a inocência e ignorância em que vivemos quando o assunto é saúde e estado nutricional infantil.
É um filemexcelente pra gerar uma discussão, em casa mesmo, sobre quais os valores que queremos ensinar às crianças, e não precisa ser pai ou mãe para para levantar essas questões, é para todos!

Eu fico me perguntando se há culpados nesse boom da obesidade... Seriam os pais? A indústria? A escola? A televisão? Ou seria um misto de todos os fatores?
Eu juro, como futura profissional da área da saúde, que tenho medo de onde isso pode parar... Mas tenho MUITA vontade de contribuir de alguma forma para ao menos amenizar essa pandemia.
Entro em choque quando percebo que a desinformação é enorme! As pessoas não têm ideia do que consomem, confundem carboidrato com carne (está no filme!)! Aí vem muitas teses pessoais do nivelamento das pessoas, da falta da informação, originada de uma educação de pééééééssima qualidade, falta de perspectiva,... enfim! Muita coisa, muita coisa!

Acho que vocês perceberam que estou confusa, e é fato! Por isso, espero poder abrir aqui um canal de debate dos motivos que podem estar levando a saúde das pessoas um futuro triste, muito triste e principalmente de ideias para que isso não ocorra!

Assistam ao filme também! Vale a pena... Mas já aviso, é estarrecedor!
Aqui está o link: MUITO ALÉM DO PESO

A baiacu volta depois com a parte II, antes disso precisava compartilhar com vocês algo tão mais importante! ;)

E muita #ForçaNaPaçoca!

Beijos da Fê!




Muito Além do Peso 

(Way Beyond Weight)
84', cor, censura livre.

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças" Jamie Oliver

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
Todos têm em sua base a obesidade.
O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

com
Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros.
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Projeto Gráfico: Birdo
Trilha Sonora: Luiz Macedo
Produção: Maria Farinha Filmes
Patrocínio: Instituto Alan

6 comentários:

  1. Fê, valeu pela dica! Salvei o link e assim que tiver um tempinho, assistirei. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidi,
      Super vale a pena! É triste, mas é a realidade..
      Depois me fala o que vc acha! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Na minha opinião, não há o surgimento de uma pandemia da obesidade, mas há, desde o princípio, uma pandemia da desinformação. Se na educação fossem investidos aquilo e mais um monte do que se deveria, não haveria 50% dos males da sociedade atual. E a obesidade entra na lista.
    Digo isso por experiencia própria, Fêh. Fui uma criança e adoslescente com sobrepeso e somente agora é que sei o são carboidratos e proteínas. Só depois que fui ganhando conhecimento sobre alimentação é que ficou evidente para mim aquilo que melhor funciona no meu corpo e me garante saúde e bem estar. A partir daí temos o livre arbítrio para fazer nossas escolas alimenticias.
    Mas, quando você não tem o devido conhecimento, acredito que o que lhe é imposto acaba virando lei e sem chance de discurssão. A tv é culpada, os pais sem informações são os culpados, a escola mal estrutura é culpada... Todos são responsáveis por essa situação, pois na condição de criança e adolescente cabe a esses tomar as decisões mais importantes para o futuros delas.
    Tem outro documentário muito legal também: SUPER SIZE ME - a dieta do palhaço. O jornalista se propos a comer todas as refeições do dia durante um mês baseado no cardápio do MacDonalds. O resultado dessa experiencia é surpreendente!
    Adorei seu post e o link do filme.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, você disse uma coisa muito importante: PANDEMIA DA INFORMAÇÃO! É isso!!!
      Fora um "desinteresse" de educar as pessoas qto a alimentação, pois é uma indústria que gera MUUUUUITO dinheiro à muitas pessoas. Efeito cascata, sabe? Muitos interesses e interessados na doença, infelizmente....
      Adorei você dar sua opinião! E é isso, vamos discutir! :)
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Adorei ver que alguém tb se comoveu e tb tenta lutar por isso! Fico chocada ao ver esse filme sempre, é TRISTE de se ver :( Concordo com vc e a Thais, todos somos culpados, eu tento de todas as formas alertar quem está próximo, mas com uma andorinha só não se faz verão né :( Tenho muitos professores que já estão fazendo projetos e participando de ações para começar a educação alimentícia desde cedo na escola, torço muuuito para dar certo, já seria um ótimo começo!!
    O Super Size Me que a Thais falou tb já vi, é outro filme ótimo!!! Assista!
    Que nosso mundo um dia se transforme em algo melhor, ai credo, da até uma tristeza!! Vou tentar sempre lembrar desse filme! beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Bru! Somos poucos, mas melhor que ninguém fazendo nada!
      Além do Super Size Me tem outro muito bom que é o oposto, falando de dietas malucas que as pessoas fazem pra ficar com barriga negativa... Tão chocante quanto! E tÃo preocupante quanto tb! Vale a pena!!!
      Beijos!!!

      Excluir